Template Express by Mais Blog
segunda-feira, 12 de março de 2007
INDEPENDENCIA DA MULHER: OPÇAO OU OBRIGAÇAO????
Lendo varios blogs, me dei conta de que a independencia da mulher esta questionada em trabalhar fora ou nao.
Eu venho de uma familia de 7 irmas, nao tenho nenhum irmao....algumas casaram, separaram....outras decidram que nao queriam dividir seu espaço com nenhum homem...e particularmente creio que sao felizes...
Eu sempre quis casar, ter 3 filhos....e cumpri meu sonho....durante 10 anos trabalhei fora (qdo vivia no Brasil) o meu filho mais velho praticamente nao vi crescer, trabalhava, estudava e pouco tempo tinha para estar com ele....depois veio a Isabela e depois o Gabriel....com eles passou-se a mesma coisa...nao tinha tempo....ou tinha pouco tempo...
Quando o Gabriel tinha 8 meses teve um problema de saude e nos vimos (eu e o pai) questionando se valia a pena eu continuar trabalhando, mas que fique claro que foi uma opçao minha, nao uma imposiçao....meu marido tinha um bom emprego...tinhamos nosso aprtamento e de qualquer forma para mim valia a pena poder cuidar do meu filhote.
Eu nao senti que perdi minha independencia por isso....pois eu nunca permiti ser a mulher de, a mae de, eu sempre fiz questao de dizer eu sou simplismente Adriana, pois antes de ser mae, esposa eu ja existia.
Passamos uma epoca ruim (meu marido perdeu o trabalho) as coisas estava complicadas no Brasil e decidimos vir a viver em Portugal (meu marido e filho de portugues) meu marido veio antes eu fiquei com as crianças e dois depois vim tambem....e Portugal eu pude continuar a ser mae (por opçao) em tempo integral....mas nao quer dizer que me alienei, lia muito, saia,tinha muita vontade de saber, de conhecer, afinal era outra cultura, distanta da nossa...
Vivemos 5 anos m Portugal, conseguimos comprar um apartamento (somente meu marido trabalhava) um carro...e eupude acompanhar de perto a evoluçao dos meus filhos....a adaptaçao deles.
Se engana muito quem pensa que na Europa a mulher e muito mais valorada que no Brasil....aqui a mulher tem jornada de 24 horas...e mae, esposa, trabalhadora em tempo integral...
Depois de 5 anos vivendo em Portugal decidimos viver em La Coruña (Espanha), amei este pais, que diferença de Portugal (me senti mais estrangeira em Portugal), as pessoas sao abertas, te ajudam....eu nao falava uma palavra em espanhol, ia ao mercado e tinha que ficar procurando ate encontrar...muitas vezes pela cor, forma ou pelo cheiro o que queria...mas nao me dei por vencida....resolvi que nao ia ser como muitos brasileiros que conheço....vivem tantos anos aqui e nao sabem falar espanhol....decidi que ia aprender a falar e escrever espanhol....e busquei uma forma d aprender e aprendi...comprei livros usados em espanhol (muitos deles odiei) , ia trocava por outros, busquei informaçoes na internet e finalmente me senti preparada e falando espanhol... Criei um grupo de amigas (brasileiras, espanholas e muitas outras raças) e decidimos ter um dia da semana nosso, esse dia iamos sair, beber, rir, bailar, contar piadas e esquecer um pouco nossos problemas do dia a dia. Ja fazem quase 5 anos que temos este grupo, eu continuo em casa, sem trabalhar fora...curtindo meus filhos, minha casa, meu marido e continuo lendo muito, vejo filmes, saio e creio que agora esta chegando o momento de voltar a mercado de trabalho, mas somente posso ter essa opçao pois vivo m Espanha, aqui a mulher com a minha idade (43 anos) nao tem problema nenhum em buscar trabalho, nao te descriminam, nao te olham torto por durante muito tempo ter sido dona de casa, mae, esposa, amante, amiga...
Por essas razoes eu postei este blog com esse titulo: Eu na deixei de ser independente por nao trabalhar fora, eu busquei meu espaço dentro da familia que eu criei, eu encontrei respeito dentro da minha relaçao marido e mulher...pois a minha independencia estava na forma que eu creia que deveria ser....na minha cabeça, na minha forma de enfretr as dificuldades que apareceram na minha vida.
Nao quero dizer que sou melhor mae do que as que trabalham, nao isso eu jamais faria...
Eu so postei cm intençao de opinar sobre tudo que li...
Sera que eu tive sorte de poder estar casa? talvez sim
Mas eu deixo clarissimo que para mim independencia tem que ser uma opçao de vida....nao uma obrigaçao por sermos mulheres...como creio que tudo na vida tem que ser opçao...se queres casar, se queres ter filhos....
E hoje mais do que nunca tenho a certeza que sempre fui e vou continuar sendo uma mulher independente...mesmo sendo como digo eu :uma engenheira do lar.....

Beijinhos do outro lado do oceano

> enviado por Adriana as segunda-feira, março 12, 2007

......................................................................................

Nome: Adriana-La Coruña-Espanha
Idade: 43
E-Mail: abtcglobal@hotmail.com
Gosto de: Viver, sorrir e sonhar!!!
Não gosto de: Mentiras e hipocrisia

ESTE BLOG E QUASE UM DIÁRIO CONTADO EM PRIMEIRA PESSOA DE HISTÓRIAS DO PASSADO, DO PRESENTE E DAS PERSPECTIVAS DE FUTURO!!!

[ Links ]
Mais Blog
Ana
Arnaldo
Bartira
Berenice
Bruno
Claudia
Clélia
Felipe
Franka
Graziana
Isabela
Lord
Luisa
Lulu
Maria Helena
Maristela
Namaste
Pecus
Pinta
Rafael
Rosa
Sean
Tarcisio
Tatiana
Thelma
Urubu
Vivien
Júlia&Raphael

[ Arquivos ]












visitante

Powered by Blogger